Museu Histórico de Chai: Monumento retrata história de Moçambique, a partir de 1960
História da luta armada de libertação nacional contada em fotografias, coletâneas, documentos e livros mantem-se intacta no museu de Chai, no distrito de Macomia, em Cabo Delgado.
O local tem sido palco para pesquisas acadêmicas e de visita de turistas nacionais e estrangeiros que querem aprofundar a história do país
Moçambique-China: Exibem em Maputo intercâmbio cultural para fortalecer a cooperação
Moçambique e China exibem em Maputo intercâmbio cultural no contexto da consolidação da cooperação bilateral.
O evento realizou-se no âmbito das festividades do septuagésimo aniversário da República Popular da China.
Dez artistas plásticos transformam a cidade de Maputo numa galeria de arte urbana
Dez artistas plásticos moçambicanos transformam a cidade de Maputo numa galeria de arte urbana.
A acção insere-se no projecto Pinta Pela Paz.
Ler mais“Joy of Jazz”: Moreira Chonguissa integra leque de músicos que vai actuar no festival anual
Músico, Moreira Chonguissa, integra o leque de estrelas do jazz, no Festival Anual Joy of Jazz, que tem lugar próximo mês, em Sandton, na África do Sul.
O saxofonista moçambicano considera o convite resultado de trabalho árduo que tem estado a desenvolver em Moçambique.
Ler maisTradição africana inspira “memórias” de Ulisses Oviedo
Em “Memórias”, Ulisses Oviedo é um africano que traz à luz o seu sentimento, através de obras idealizadas a partir de 2006
Partindo da tradição oral, o artista e professor de artes, Ulisses Oviedo, montou a exposição “Memorias”, na Fundação Fernando Leite Couto, onde regressa ao seu passado enquanto artista contemporâneo apaixonado, diga-se, à primeira vista, pela África.
Ulisses Oviedo expõe “Memórias” na Fundação Fernando Leite Couto e torna obrigatório regressar ao passado de um artista cubano, que se deixou apaixonar por Moçambique e, em particular, pela África. Assim, Oviedo pinta as suas “Memórias”, partindo de 1990, altura em que chega a Maputo, para leccionar na Escola Nacional de Artes Visuais.
O trabalho artístico de Ulisses Oviedo, numa leitura supérflua, parece feito de metais, com recurso à técnica de soldadura, muito explorada, a título de exemplo, por artistas contemporâneos como Bata e Gonçalo Mabunda. Da mesma maneira, parece fazer uma leitura corrida sobre os intervalos de guerra em Moçambique.
Entretanto, Oviedo disfarça o metal pintando a cartolina e, talvez, por esta via, a exposição inicie com rostos e máscaras, aparentemente metálicas, que na verdade foram bem pintadas de modo a parecer o que não é. Outra técnica, pouco usada em Moçambique, é a japonesa “Origami”, aqui misturada ao acrílico, para dar origem à técnica mista e, diga-se, por esta via, a imaginação e o talento de Oviedo são a matéria-prima para a materialização da sua sexta exposição individual.
Em “Memórias”, Ulisses Oviedo é um africano que traz à luz o seu sentimento, através de obras idealizadas a partir de 2006, dois anos depois de ter exposto “Retrospectivas”, no Museu Nacional de Arte, em Maputo, onde em termos de conceito, encontra na mesma ideia de regresso, o elemento que lhe ditou a técnica.
A forma como Ulisses Oviedo trabalhou a sua exposição, revela a sua paixão pela oralidade, uma das principais características do continente africano, que transcende manifestações como a poesia e a música. Aqui, Oviedo está claro, monta os materiais como quem canta. Alinha, na galeria da FFLC, os instrumentos musicais, como quem monta uma banda de música tradicional.
Ora, esta oralidade que ganha seu maior eco na música, mas também nas máscaras, que por um lado podem significar que a maior riqueza do continente africano está encoberta e, por outro, divaga pela dança tradicional, levando para representações como o nortenho “Mapiko”, que atravessa as fronteiras rumo a países como o Zimbabwe e o Malawi. Oviedo, pela música e dança, encontra uma das melhores maneiras de exaltação da sua africanidade.
Mas, há mais elementos, nesta coisa de oralidades, como é o caso da tradicional maneira de controlar as horas usando as aves. Oviedo consegue representar e nomear aves, levando o apreciador a realidade ou às narrativas sobre os galos. Do mesmo jeito, dá liberdade a um “Passaro acordado de ilusões”.
Mas, de outros tantos elementos, o artista e professor de desenho no Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC) não se esquece do lado espiritual da África, este mesmo que mais antigo que a sua chegada e idade (nascido em 1952, Cuba), até mesmo às viagens missionarias do Ocidente, conforme explica a obra dedicada “aos nossos Deuses”.
A exposição de pintura “Memorias”, de Ulisses Oviedo, estará patente até 28 de Agosto, na Fundação Fernando Leite Couto.
Ler mais