Moçambique pretende migrar do processo manual de transportes públicos de passageiros para uma gestão moderna, baseada em tecnologias de comunicação e informação.
Numa experiência importada da Coreia do Sul, o passageiro poderá ter o itinerário, frequência dos autocarros, horário e efectuar o pagamento através do telemóvel.
A Região Metropolitana de Maputo poderá atingir seis milhões de habitantes em 2035, segundo projecção do crescimento populacional.
O Ministério dos Transportes e Comunicações diz que a Região Metropolitana de Maputo tem 450 autocarros de Transporte Público e mais de quatro mil semi-colectivos de Passageiros, o que representa 70% do parque automóvel do país.
“O que exige um grande esforço para gestão, que não se compadece com processos manuais, exigindo de nós uma gestão moderna, baseada nas tecnologias de comunicado e informação” – diz o Vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alisson.
O Ministério dos Transportes e Comunicações pretende facilitar a mobilidade de pessoas e bens, recorrendo para o efeito à experiência da Coreia do Sul, tal como o confirma o Embaixador da Coreia do Sul em Moçambique, Won Sok Choi.
“O consórcio KECC realizou várias reuniões e estudos no terreno nos últimos 8 meses e apresentou um plano para introduzir um sistema de transporte inteligente adaptado para Moçambique, baseado na experiencia da Coreia do Sul. Espero que este projecto possa contribuir para a melhoria do sistema de Transportes Públicos em Moçambique”
“A implementação deste projecto é uma manifestação clara do compromisso do governo de apoio ao sector público e privado, na busca de soluções para a problemática do transporte público urbano de passageiros, pois será possível o passageiro ter o itinerário, horário e frequência dos autocarros através do céu celular, e poder fazer pagamento sem recurso ao dinheiro físico”, explica o Vice-ministro dos Transportes e Comunicações.
Em Junho último, um número não especificado de técnicos moçambicanos esteve na Coreia do Sul para se inteirar sobre o funcionamento do sistema de transporte daquele país, a ser implementado em Moçambique.
A primeira fase do estudo para a implementação do Sistema de Transporte Inteligente foi apresentada, esta quarta-feira, na Cidade de Maputo.