Processo DDR: Oficiais da Renamo integrados nas FDS

Partilhe

Screen_Shot_2022-07-15_at_20.59.19.jpg

Trinta e seis oficiais da Unidade de Protecção de Altas Individualidades são integrados nas Forças de Defesa e Segurança.

Os novos membros das FDS estão afectos ao Partido Renamo e juntam-se a outros dez já integrados.

Acordo de Paz e Reconciliação Nacional de Maputo  assinado em Agosto de 2019 pelo chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e pelo presidente da Renamo, Ossufo Momade,  prevê, entre outros aspectos, o Desarmamento, Desmobilização e Reintegração, do braço armado do principal partido de oposição.

“A concretização desta etapa encoraja a todos moçambicanos porquanto constitui uma base para a consolidação da paz e promoção da reconciliação nacional. A nossa expectativa é ver o progresso da implementação do acordo sem sobressaltos de modo a estarmos focados no projecto de desenvolvimento nacional” – disse o Secretário-geral da Renamo, Amdré Magibire.

São trinta e seis oficiais da Unidade de Protecção das Altas Individualidades que passam a integrar as Forças de Defesa e Segurança, facto reconhecido pelo Secretário-geral da Renamo nestes termos: “Nesta singela cerimónia queremos reiterar o nosso conhecimento pela colaboração do Governo na pessoa do Presidente da República, da comunidade internacional e do povo, actores incontornáveis no processo de pacificação do país.”

Os trinta e seis agentes oficiais da Unidade de Protecção das Altas Individualidades que o partido RENAMO recebe, vão juntar-se aos dez já integrados.

[iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/JiIJb0iYA4E” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen ]

Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado