O Porto de Maputo é, actualmente, o mais eficiente da região, no concernente ao de tempo que os navios esperam para aceder aos cais de atracagem.
É também no Porto de Maputo onde os camiões de carga demoram menos tempo a descarregar.
Estes factores, combinados com as condições de navegação no canal de acesso, colocam-no como o mais favorável para os países do interland.
O desempenho do Porto de Maputo melhorou e muito: o tempo que os navios esperam para aceder aos cais é de apenas 24 horas, contra sete dias que é a média de espera nos portos da região.
Já os camiões demoram menos de noventa minutos, desde que entram no recinto do Porto de Maputo até descarregar a mercadoria.
Estes factores contam para os agentes marítimos decidirem que porto irão usar para exportar e importar mercadorias.
O Porto de Maputo fez uma verdadeira transição de procedimento. Substitui os registos feitos manualmente e passou a utilizar, em todas as operações portuárias, plataformas digitais.
O investimento realizado na inovação tecnológica permite aos clientes e toda os intervenientes na cadeia logística acompanharem a mercadoria, desde que chega ao Porto, embarcar nos navios.
Estes procedimentos reduziram as perdas de mercadoria e elevaram o nível de confiança entre os gestores do Porto de Maputo e os utilizadores.
O MPDC, concessionário do Porto de Maputo, está agora a projectar o crescimento do Porto de Maputo para os próximos dez anos.