CFM-Sul vai escoar 380 mil toneladas de carvão mineral do Botswana por ano

Partilhe

COMBOIO.png

Sistema Ferroviário Sul prevê transportar 380 mil toneladas de carvão mineral do Botswana, por ano, para exportação através do Porto de Maputo.

Segundo o Director Executivo dos CFM-Sul, Augusto Abudo, o arranque do transporte ferroviário de trânsito do recurso mineral dos twanas é o culminar das conversações entre o Presidentes de Moçambique e do Botswana.

Momento em que o comboio de 40 vagões transportava Duas Mil toneladas do Carvão Mineral extraído nas minas de Morrupule, no Botswana, passou por Marracuene, depôs de ter escalado a região fronteiriça de Chicualacuala, em Gaza.
A viagem no percurso de mil e quatrocentos quilómetros durou quatro dias, passando por Zimbabwe, tendo como ponto de partida a região de Palapye, na parte central do Botswana.
Este será provavelmente o Primeiro Comboio de transporte de carvão mineral do Botswana a partir das minas de Morrupule, no Botswana.
Poderá ser feito um histórico na plataforma moçambicana de logística, após quase cinco décadas proclamação da independência nacional. Os tswanas querem privilegiar o sistema ferro-portuário moçambicano para o transporte do carvão mineral.
Em perspectiva está o transporte de 32 mil toneladas do carvão mineral por mês.

[iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/uCiO641PhoA” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen ]

Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado