Sistema Ferroviário Sul prevê transportar 380 mil toneladas de carvão mineral do Botswana, por ano, para exportação através do Porto de Maputo.
Segundo o Director Executivo dos CFM-Sul, Augusto Abudo, o arranque do transporte ferroviário de trânsito do recurso mineral dos twanas é o culminar das conversações entre o Presidentes de Moçambique e do Botswana.
Momento em que o comboio de 40 vagões transportava Duas Mil toneladas do Carvão Mineral extraído nas minas de Morrupule, no Botswana, passou por Marracuene, depôs de ter escalado a região fronteiriça de Chicualacuala, em Gaza.
A viagem no percurso de mil e quatrocentos quilómetros durou quatro dias, passando por Zimbabwe, tendo como ponto de partida a região de Palapye, na parte central do Botswana.
Este será provavelmente o Primeiro Comboio de transporte de carvão mineral do Botswana a partir das minas de Morrupule, no Botswana.
Poderá ser feito um histórico na plataforma moçambicana de logística, após quase cinco décadas proclamação da independência nacional. Os tswanas querem privilegiar o sistema ferro-portuário moçambicano para o transporte do carvão mineral.
Em perspectiva está o transporte de 32 mil toneladas do carvão mineral por mês.