Salários mínimos: Propostas concluídas dentro de duas semanas

Partilhe

salminag.jpg

As propostas de percentagens das negociações para fixação dos salários mínimos nacionais poderão ser fechadas dentro de duas semanas.

Sem apresentar números, a OTM-Central Sindical refere que até ao momento, apenas dois sectores de actividades chegaram a consenso, devido à morosidade  nas discussões da Comissão Consultiva de Trabalho.

A Comissão Consultiva do Trabalho, que junta Governo, empregadores e Sindicatos, reúne-se nos primeiros meses de cada ano para discutir as propostas colocadas na mesa das negociações entre as partes.

O início tardio das negociações e a morosidade com que o assunto está a ser tratado, está a ditar algum atraso nos consensos.

O sector um, que é a Agricultura,  e o sector quatro, o da indústria transformadora, são os que já estão com as propostas dos novos salários mínimos fechadas.

Faltam por concluir sete sectores de actividades e respectivos subsectores.

Embora sem avançar números nem percentagens colocadas na mesa de discussão, a OTM–CS não está optimista nos resultados que sairão das negociações.

Os salários mínimos nacionais entram em vigor a 1 de Abril de cada ano, com efeitos retroactivos.

[iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/-d4OKTTVHgw” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen ]

Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado