A lutar contra uma enorme escassez de dólares a circular no país, o governo do Zimbabwe decidiu criar uma nova moeda, uma “nota de obrigação”. A nova divisa continua indexada ao valor o dólar americano, que é a moeda oficial do país desde 2009.
Mas esta medida não está a ser consensual no país: muitas pessoas acreditam que esta “nota de obrigação” vai acabar com poupança e desencadear a impressão de dinheiro descontrolada, tal como aconteceu em 2008 e levou à adoção do dólar.
“Este dinheiro deve ser aceitr por todos, porque é do governo, quem se recusa é claramente anti-governo e deve ser denunciado à polícia”, disse um morador de Harare. “Nós não precisamos da nova moeda, é claramente um roubo aos cidadãos. O que aconteceu com o dólar Zim é exatamente o que vai acontecer com esta moeda. Já nos roubaram o dinheiro real” diz um outro.
A introdução da “nota de obrigação” já está a provocar agitação social. A este problema de moeda juntam-se os atrasos no pagamento dos salários, elevado desemprego, grave escassez de alimentos e seca continuada.
As agências de notícias estão a dar conta de uma corrida em bancos à procura de moedas fortes.