Malawi na Presidência da SADC: Filipe Nyusi passou testemunho ao homólogo, Lazarus Chakwera

Partilhe

Screen Shot 2021-08-17 at 17.54.jpeg

No último discurso como presidente da SADC, Filipe Nyusi apelou ao maior empenho da região para mitigação das mudanças climáticas, insegurança alimentar, combate a covid-19 e garantia da paz e segurança.

Nyusi passou, esta terça-feira, os distintivos ao presidente malawiano, Lazarus Chakwera, que passa a dirigir o bloco regional por um ano.

Nyusi pediu o apoio da SADC na candidatura como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A crise provocada pela covid-19 impede o desenvolvimento da região, exigindo mais trabalho para dinamização da economia. Neste tempo da pandemia do coronavírus, a ciência e tecnologia mostraram ser o caminho para o futuro.

O sucessor de Filipe Nyusi na presidência da SADC, Lazarus Chakwera, centrou o discurso de aceitação do cargo na questão das vacinas contra a covid-19. Criticou o facto de África estar em último plano, num contexto de distribuição e acesso desigual das vacinas.

A quadragésima primeira cimeira ordinária da SADC decorre em Lilongwe, Malawi, e termina esta quarta-feira.

[iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/CORIL9rmJQc” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen ]

Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado