Os profissionais do Sector de saúde sem equipamento de protecção para assistência aos doentes da Covid-19, na Província de Inhambane. Trata-se de batas descartáveis, máscaras e hipoclorito de cálcio.
Numa altura em que o país continua a registar novas infecções pela Covid-19, é imperioso reforçar as medidas de prevenção para o pessoal de saúde, considerado de risco. Falando no fim de mais uma sessão ordinária dos Serviços de Representação do Estado, a Porta-voz do encontro reconheceu que na província de Inhambane há ruptura de Stock de equipamento de protecção.
“Equipamento de protecção individual como batas descartáveis, hipoclorito de cálcio e mascaras N95, para responder a eventuais surtos da Covid-19 na província”, disse Evelina Penina.
Contudo, Evelina Penina disse que para responder a outras doenças a Província dispõe de medicamentos suficiente até Dezembro próximo.
“ A província dispõe de anti-maláricos, anti-retrovirais que estão a ser distribuídos por um período de três meses para evitar que, os doentes se exponham, nas unidades sanitárias, pois são pessoas de risco para o contágio da Covid-19”, sublinhou Penina.
Os dados foram partilhados, na décima primeira sessão ordinária dos Serviços de Representação do Estado, onde também foram debatidos temas como o ponto de situação de infra-estruturas na província e o fortalecimento das estatísticas territoriais.