A Rádio Moçambique está de luto. Morreu hoje, vítima de morte súbita o jornalista e locutor, João de Sousa.
Nascido a 16 de Junho de 1947, em Maputo, João de Sousa perdeu a vida na sua residência. Com percurso profissional de cerca de 50 anos, João de Sousa, desempenhou várias funções na Rádio Moçambique com destaque para relator desportivo, correspondente da RM na África do Sul e gestor de alguns departamentos na Rádio Moçambique, com destaque para Administrador Comercial, lê-se na página oficial da RM.
Considerado “The Voice” da Rádio Moçambique, De Sousa iniciou a actividade radiofónica nas Produções GOLO, uma Agência de Publicidade que produzia vários programas que eram transmitidos através da então Rádio Clube de Moçambique, em 1964.
Começa a fazer relatos desportivos de várias modalidades em 1966.
Em 1974, ingressa na Rádio Clube de Moçambique como locutor e 3 anos depois chefia a Redacção Desportiva da Rádio Moçambique.
Integrou o grupo dos primeiros jornalistas que cria o Canal Desportivo da RM.
A par da actividade radiofónica, João de Sousa colaborou com a Televisão de Moçambique como “Pivot” e comentador dos Jogos dos Campeonatos do Mundo de Futebol. Foi, igualmente, apresentador do Programa “Volta a Moçambique”, fazendo dupla com Leite de Vasconcelos.