Funciona há onze anos sem energia eléctrica.
No Centro de Saúde de Nhachengue, Posto Administrativo de Chicomo, Distrito da Massinga, na Província de Inhambane, os partos nocturnos são feitos à luz de velas ou recorrendo-se à lanterna do telefone celular, afirmou Ana Mazive, responsável pela unidade sanitária.
“ Na verdade encaramos dificuldades, porque não é fácil trabalhar sem energia, estamos a usar a luz do telefone e velas, disse a enfermeira de Saúde Materno e Infantil”.
São dificuldades que datam desde 2009, ano em que foi construído o Centro de Saúde de Nhachengue. A enfermeira responsável pelo centro de saúde disse que não tem sido fácil trabalhar às escuras, sobretudo, quando se trata de assistir partos nocturnos e os considerados complicados.
O Centro de Saúde de Nhachengue realiza, em média, cinquenta e seis partos por mês e recebe, mensalmente, duzentos pacientes.
A Enfermeira de Saúde Materno Infantil e responsável pelo centro de saúde de Nhachengue, Ana Mazive, contou com muita tristeza um dos episódios registados na unidade sanitária, decorrente da falta de energia eléctrica.
” Foi no mês passado, tivemos um parto muito complicado, mas isso foi mesmo devido a falta de energia eléctrica. Não tínhamos nem carga nos telefones”.
Uma história e realidade tristes, mas já com dias contados. O centro de Saúde de Nhachengue terá energia eléctrica até dezembro próximo, graças ao Programa Energia Para Todos, uma iniciativa Presidencial lançada, em 2018.
“ É de louvar, isso vai melhor muito, o nosso trabalho vai ser até de qualidade, porque era difícil fazer o preenchimento de partogramas usando à luz de velas e telefones, eu creio que desde já tudo vai mudar”, sublinhou com muita satisfação, Ana Mazive.
Chicomo é um dos sete Postos Administrativos ainda sem energia eléctrica na Província de Inhambane. Mas, segundo o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, dos Postos de Administrativos em falta quatro serão electrificados por via da extensão da rede nacional e três por fontes alternativas. E o Posto Administrativo de Chicomo está na Linha da frente.
“Chicomo deverá beneficiar de energia eléctrica já no próximo mês de dezembro. No quadro deste projecto que contempla a extensão 130 km de linha a partir da Massinga deverão ser beneficiados 20 povoados. Para os próximos 2 anos pretendemos proceder novas ligações que beneficiem 300 mil pessoas na Província de Inhambane”, disse Max Tonela.
Através do Programa Energia Para Todos, o Governo prevê electrificar 135 Postos Administrativos até 2024.
“ Estão em curso em todo o país 21 projectos em fase de implementação ”, revelou o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela.
No âmbito da monitoria do Programa Energia Para Todos, Max Tonela inteirou-se, na semana passada, do estágio da implementação do Projecto da Linha Massinga – Vilankulos, que visa electrificar as zonas rurais e reforçar a capacidade de fornecimento da corrente eléctrica àquela Cidade Turística de norte de Inhambane.