Apesar de ressentir se dos efeitos negativos do ciclone IDAI, da pandemia do novo corona vírus e dos ataques de homens armados da auto proclamada junta militar da Renamo, o Presidente da República considera que a província de Manica apresenta boas perspectivas de crescimento nos próximos Cinco anos.
Filipe Nyusi apontou para a produção de pouco mais de Três milhões e Duzentas mil toneladas de alimentos, como acto de superação dos obstáculos registados na naquela província.
A produção global da província de Manica registou no primeiro Seis meses do ano em curso, uma queda de Um ponto Sete porcento se comparado com o igual período do ano passado. O facto deveu se de factores como o ciclone IDAI, a pandemia do novo corona vírus e ainda os ataques perpetrados por homens armados da auto proclamada junta militar da Renamo.
Mesmo assim, a província conseguiu registar em alguns sectores de actividades nomeadamente agricultura, silvicultura, pecuária, pescas, transportes e comunicações resultados satisfatórios. A agricultura por exemplo, atingiu uma produção de pouco mais de Três milhões e Duzentas mil toneladas de alimentos diverso.
Para o presidente da República Filipe Nyusi, estes resultados são encorajadores se forem tomadas em conta as adversidades que a província de Manica vem atravessando. O chefe do estado quer que o governo de Manica, opte por diversificação de actividades com vista a obter mais fontes de receitas.
Os sectores de turismo, florestal, mineiro e ainda de processamento de carne são os mais afectados pelas adversidades que a província de Manica enfrenta.