MISAU revê critérios de internamento de doentes com Covid-19

Partilhe

MISACU.jpg

O MINISTÉRIO da Saúde (MISAU) está a actualizar os critérios para o internamento e isolamento institucional de pacientes diagnosticados com Covid-19, com intuito de travar o alastramento e óbitos devido à pandemia.

Segundo o director de Inquéritos no Instituto Nacional de Saúde (INS), Sérgio Chicumbe, uma equipa técnica do sector está a trabalhar no estabelecimento de critérios apropriados para internamento dos doentes de risco, nomeadamente crianças, idosos e pessoas com outras patologias.

“Como foi dito, todo o internamento institucional tem sido muito caro e não nos esqueçamos que somos um país com recursos limitados. Portanto, todos os critérios em revisão levam em conta a questão do custo e efectividade”, disse.

A ideia surge numa altura em que o país já contabiliza quatro mortos, três dos quais cumpriam isolamento domiciliar e que apresentavam sintomatologia leve a moderada.

No habitual encontro de actualização da situação epidemiológica no país, Chicumbe recordou que a existência de condições básicas de higiene, água e saneamento são fundamentais para a redução e corte das cadeias de transmissão.

Entre terça-feira e ontem, o país registou 13 novas infecções pelo coronavírus, elevando para 651 o cumulativo de casos da doença, 588 dos quais de transmissão local e os restantes 63 importados.

Dos novos casos, todos são nacionais, sendo nove resultantes do rastreio de contactos de pacientes infectados e quatro da vigilância activa nas unidades sanitárias.

A directora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, presente na conferência de imprensa, revelou que os casos positivos fazem parte de um total de 751 amostras que foram enviadas ao laboratório de virologia do Instituto Nacional de Saúde (INS). Os casos reportados encontram-se em isolamento domiciliar e decorre o processo de mapeamento dos seus contactos.

Um caso é de uma criança que está na faixa etária dos 5-14 anos, dois de adolescentes e jovens e seis estão na faixa de 25-34 anos, dois têm idades compreendidas entre 35 e 44 anos e os outros dois entre 45 e 64 anos.

Marlene informou que o país tem neste momento oito indivíduos internados devido a Covid-19 nas províncias de Nampula, Sofala e cidade de Maputo. Destes, um encontra-se em estado grave e sete apresentam sintomatologia leve a moderada e registam uma boa evolução clínica.

Realçou que a detecção de novas cadeias de transmissão e a existência de casos para os quais a cadeia ainda não é conhecida, demanda a adopção de medidas excepcionais para proteger a vida humana e a saúde pública.


Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado