TRÊS pessoas morreram e outras duas contraíram ferimentos em consequência de igual número de acidentes de viação ocorridos no último fim-de-semana nas estradas da província de Maputo.
Dos sinistros, dois ocorreram na Estrada Nacional Número Um (EN1), na zona de Taninga, no distrito da Manhiça, em circunstâncias diferentes.
Um envolveu duas viaturas, sendo uma pesada de transporte de mercadorias da marca Mercedes Benz, com a matrícula MMM 27 56, e outra ligeira da marca Toyota Mark X, com a chapa de inscrição AHI 413 MC. O condutor da viatura Mark X contraiu ferimentos graves, tendo sido transportado para o Hospital Distrital da Manhiça, local onde viria a perder a vida.
O outro sinistro envolveu uma viatura da marca Isuzu com a matrícula MMB 03 26, que seguia no sentido 3 de Fevereiro-Palmeiras, tendo-se despistado e embatido num veículo pesado que se encontrava avariado, com a devida sinalização. O condutor deste veículo morreu no local do acidente devido à gravidade dos ferimentos.
O terceiro sinistro ocorreu no bairro de Tsalala, município da Matola, envolvendo um carro Toyota que seguia no sentido Socimol-Mahlampsene à alta velocidade, que se despistou e embateu num muro de vedação de uma residência. O condutor da viatura também morreu no local e o corpo foi transportado para a morgue do Hospital Provincial da Matola (HPM).
Carmínia Leite, porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) na província de Maputo, indicou que o excesso de velocidade, condução sob efeito do álcool e ultrapassagens irregulares estiveram na origem dos acidentes.
No âmbito da fiscalização rodoviária, a corporação inspeccionou 1015 viaturas, resultando na aplicação de 175 multas.