O Instituto Nacional de Saúde diagnosticou nas últimas 24 horas, mais 3 casos positivos de coronavírus, elevando o número cumulativo de infectados para 79 pessoas em Moçambique.
2 dos infectados estão relacionados com a propagação da COVID-19 detectada a 2 de Abril, último, no acampamento da Total em Cabo Delgado.
A partilha diária de informação sobre o coronavírus pelas autoridades da saúde iniciou com apelos para a observância das medidas preventivas da pandemia num período em que inicia mais um ciclo de trinta dias da vigência do Estado de Emergência.
Os apelos estenderam-se à moderação na celebração do dia do trabalhador que se assinala a cada um de Maio.
Uma moderação que compreende o permanecer em casa, conviver em pequenos grupos que não excedam 20 pessoas e sempre o uso obrigatório de máscara para quem estiver fora de casa independentemente de locais de aglomeração ou não.
Quanto à evolução da COVID-19, o Ministério da saúde diz ter testado um cumulativo de 2.246 mil, pessoas, 170 das quais nas últimas 24 horas.
95 amostras vieram da investigação e acompanhamento dos contactos de Cabo Delgado.
Os 3 casos positivos são todos moçambicanos com idades entre 25 e 44 anos, sendo que 2 estão ligados aos casos de trabalhadores da Total no acampamento de Afungi em Cabo Delgado cuja propagação foi descoberta no décimo caso a 2 de Abril último.
Dos 79 infectados, 10 estão recuperados. Moçambique continua sem óbito em solo pátrio.