O laboratório do Instituto Nacional de Saúde (INS) recebeu, na tarde de hoje, quase 80 amostras recolhidas no acampamento de Afungi, distrito de Palma, província nortenha de Cabo Delgado, no âmbito da realização da testagem massiva de modo a conter o contágio.
As amostras resultam do trabalho que é feito desde a manhã de hoje pela equipa de epidemiologistas que se encontram a trabalhar em Afungi, informou um representante do INS, durante o informe do balanço sobre a evolução da pandemia.
Os epidemiologistas, dirigidos pelo director adjunto do INS, Eduardo Samo Gudo, chegaram ontem em Pemba tendo se reunido com as estruturas locais e hoje deslocaram-se a Afungi para o início da testagem massiva.
Rosa Marlene, directora nacional de Saúde Pública, falando no habitual balanço sobre a Covid-19, disse que pelosegundo dia, no processo de testagem, o nosso país não regista casos de infecção pelo novo coronavírus.
Entretanto, nas últimas 24 horas, o Instituto Nacional de Saúde testou 84 amostras colhidas na cidade de Maputo (31), Maputo província (52) e um da província de Gaza.
Assim, o nosso país já testou 1.772 amostras suspeitas, tendo registado um cumulativo de 76 casos positivos, nove indivíduos completamente recuperados da infecção, 68 de contaminação local e 8 importados, referiu.
A fonte explicou que já foram rastreadas mais de 518 mil pessoas, das quais 11.500 foram submetidas a quarentena e 831 continuam em seguimento.