OS provedores de serviços, a nível da cidade de Maputo, estão focados no cumprimento e divulgação de medidas de prevenção do novo coronavírus, de acordo com o decreto presidencial que dita o Estado de Emergência.
Este posicionamento foi defendido, hoje, por Sheila Lobo de Castro, directora da Saúde na cidade de Maputo que falava à margem da 3.ª sessão do Comité Operativo de Emergência em Saúde Pública, para avaliar a actuação do sector na mitigação da pandemia viral.
De Castro apontou que cada sector está a fazer a sua parte, de modo a proteger os cidadãos da contaminação pela Covid-19.
“O sector da Saúde está focado em disseminar mensagens de prevenção da Covid-19 nas comunidades, bem como em assistir os casos positivos e rastrear os viajantes”, disse.
A directora da Saúde afirmou que nos próximos dias, o Comité Operativo de Emergência em Saúde Pública vai reunir com o sector de transportes para estudar formas de melhorar a actuação, com vista a reduzir o risco de infecção pelo novo coronavírus nos meios de transporte público e privado.
Entretanto, apelou aos cidadãos a cumprirem o isolamento social, durante o período em que as empresas dispensam a sua presença física no local de trabalho.
“Estamos a notar que, durante os 15 dias em que os trabalhadores deviam ficar em casa, estes aproveitam para fazer outras coisas, propiciando enchentes nas paragens”, disse.
O Comité Operativo de Emergência em Saúde Pública foi orientado pela secretária do Estado, Sheila Santana Afonso e contou ainda com a presença dos sectores da saúde, protecção e segurança, transporte e indústria,e comércio.