Subiu para 28 casos positivos confirmados para au Covid-19, com o registo de sete novas infecções pelo novo coronavírus, segundo anunciou, esta tarde, Rosa Marlene, directora nacional de Saúde Pública, no briefing de actualização de dados sobre a pandemia.
Trata-se de cinco moçambicanos, um italiano e um ucraniano, de idades que variam entre 30 e 60 anos e encontram-se em isolamento domiciliário na província de Cabo Delgado.
Marlene explicou os sete novos casos resultam de um total de 79 amostras testadas nas últimas 24 horas, das quais 49 são provenientes da investigação em curso em Cabo Delgado e as restantes oriundas de outras partes do país, o que totaliza 762 amostras testados no país desde a eclosão da Covid-19.
Por sua vez, Eduardo Samo Gudo, director adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS) explicou à imprensa que dos 28 casos positivos, metade está em Maputo e a outra em Cabo Delgado, destes 12 no acampamento de Afungi e 2 na cidade de Pemba. Entretanto, duas pessoas já estão recuperadas.
Sobre as investigações em curso sobre os contactos iniciada a 12 de Abril, a fonte disse que, os epidemiologistas identificaram 76 contactos e foram recolhidas 49 amostras e 27 amostram serão testadas quinta-feira pelo laboratório do INS.
As autoridades da Saúde explicaram que dos novos casos iniciou hoje o mapeamento da terceira rede de contactos relacionados com estes sete casos, tanto em Cabo Delgado, como em Maputo.
Quanto ao estado de saúde dos infectados, Samo Gudo referiu que um apresenta sintomas ligeiros.
Samo Gudo informou que Ministério da Saúde iniciou com a vigilância sentinela em algumas unidades sanitárias representativas, onde são colhidas amostras de pessoas que apresentam gripes e são enviadas para a testagem no INS.