Trezentos ventiladores para casos graves da Covid-19

Partilhe

noticia_0000012872_0000000001.jpg

O GOVERNO vai adquirir, em breve, trezentos ventiladores para atender possíveis doentes da Covid-19 em estado crítico. Deste equipamento, 100 unidades serão fixas e 200 móveis.

Segundo o ministro da Economia e Finanças, os ventiladores estão orçados em cerca de 222 milhões de meticais, valor que já está garantido através de um financiamento dos parceiros de cooperação, que canalizaram os fundos via Orçamento do Estado para 2020.

Falando numa audição na Comissão do Plano e Orçamento (CPO) da Assembleia da República, Adriano Maleiane explicou que, em tempos de pandemia, os ventiladores têm uma importância vital, porque fornecem oxigénio aos doentes que já não consigam respirar sozinhos, razão porque a sua aquisição éfundamentalpara a melhoria dos cuidados aos afectados.

“O mais importante é que o valor já foi colocado no orçamento para este ano”, disse o ministro Maleiane, que falava sobre as propostas do Plano Económico e Social (PES) e da lei do Orçamento do Estado (OE) para o presente ano.

O governante explicou ainda que o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) fazem parte do grupo de parceiros que apoiam a redução do défice orçamental.

Neste contexto e no entendimento de que do conjunto das despesas que estão no documento está também a luta contra a pandemia do novo coronavírus, o Governo solicitou àqueles parceiros que os recursos financeiros para fazer face à Covid-19 sejam alocados directamente no Orçamento do Estado.

“Discutimos com os parceiros para poderem trazer os apoios e financiamentos para o Orçamento, porque é o único instrumento que tem regras de execução que conferem maior transparência”, frisou.

Para o ministro, apesar de o Executivo preferir que os recursos para o combate à Covid-19 sejam canalizados directamente ao Orçamento, o Governo reconhece o impacto que, nesta fase, pode ter o financiamento de projectos específicos.

Neste momento, de acordo com o Ministro, o Governo abriu uma conta especial controlada pelo Ministério da Saúde, para receber apoios de parceiros que preferem financiar a luta contra a pandemia através de uma alternativa ao apoio directo ao Orçamento.


Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado