O Instituto Nacional de Saúde diz que se não se evitar aglomerações de pessoas o país pode registar casos catástrofes de COVID-19.
O INS diz que as medidas tomadas pelo Governo estão a surtir efeitos positivos mas há necessidade de as pessoas acatarem com as recomendações.
A primeira medida adoptada pelo executivo foi a de encerramento de escolas públicas e privadas aliviando em 25% a aglomeração de pessoas no país.
A medida foi tomada antes de se registarem casos preocupantes no país.
O Director Nacional-Adjunto do INS considera que esta medida pode ajudar a eliminar o pior cenário da Pandemia em Moçambique.
As autoridades da saúde reforçam a aplicação medidas adicionais de prevenção e combate a Covid-19 para aliviar a pressão nas unidades sanitárias do sector público, na eventual de Moçambique atingir o pico da pandemia.
O Ministério da Saúde está com apoio dos parceiros de cooperação a fazer a revisão da modelagem em função do novo contexto de contaminação.
As medidas a serem tomadas vão ajudar a quebrar a cadeia de transmissão entre pessoas reduzindo fluxo de doentes nos hospitais.