O Ministro da Defesa Nacional, Jaime Neto, apela à população de Cabo Delgado, norte do país, a denunciar os insurgentes que têm vindo a atacar alvos civis e militares naquela região do país.
Neto falava ontem durante a cerimónia de deposição de flores em comemoração do Dia dos Heróis Moçambicanos, acto dirigido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
“Do lado das Forças de Defesa e Segurança (FDS) estamos a trabalhar. Como disse, o povo também tem de se envolver, onde grande parte dos malfeitores devem estar a viver dentro das casas onde grande parte dos cidadãos de Cabo Delgado reside”, disse o ministro, citado pela AIM.
Acrescentou que “é importante que se denuncie quem são essas pessoas, para ver se conseguimos unir esforços das FDS e das nossas comunidades para interpelar os nossos inimigos de momento.”
Perante as informações de que as multinacionais em Cabo Delgado estão a pedir reforço do efectivo militar para proteger as suas áreas, Neto afirmou que “elas têm que fazer de tudo para proteger os seus interesses.”
“O reforço é interno, porque as FDS estão a trabalhar para proteger aquelas unidades produtivas, e nós continuamos a garantir a protecção daqueles investimentos todos”, garantiu.
Questionado sobre as viaturas que os insurgentes estão a usar nas suas incursões como mostram nas redes sociais, Neto disse que “algumas imagens não existem e outras são montadas.”
“Isso tudo para enfraquecer o bom trabalho que as FDS estão a desenvolver, mas nós não vamos nos render por causa disso, estamos a fazer o nosso trabalho com consciência para defender as nossas conquistas no norte”, disse.