O Ministério da Agricultura brasileiro, o Banco de Desenvolvimento da Alemanha (KfW) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) lançaram um projeto de inovação agropecuária para conservação da região amazónica.
Oobjetivo da iniciativa, lançada esta segunda-feira, é “levar inovação para as cadeias produtivas da carne, soja e madeira, para que aumentem a produtividade e valor dos produtos alinhados com o uso sustentável dos recursos naturais e conservação da floresta Amazónia”, segundo a pasta da Agricultura.
O projeto será implementado em 2020, nos estados brasileiros do Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins, e durará até 2024, com um investimento de 25,5 milhões de euros do Governo alemão, através do banco estatal KfW.
Já o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil anunciou que aplicará 12 milhões de euros na iniciativa.
O público-alvo do projeto, denominado “Inovação nas Cadeias Produtivas da Agropecuária para a Conservação Florestal na Amazônia Legal”, serão as propriedades rurais das cadeias produtivas de carne, madeira e soja, através de organizações públicas em cooperação com produtores, o setor privado e a sociedade civil.
“Não queremos excluir ninguém. Vamos trazer pessoas para que produzam melhor, gerem rendimentos, qualidade de vida e estejam integrados na pecuária sustentável, na madeira sustentável”, afirmou a ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina, que batizou a etapa inicial da projeto como “Innova Carne”.
O representante do IICA no Brasil, Hernán Chiriboga, declarou que o projeto “servirá para demonstrar aos parceiros e ao mundo que a produção é realizada de forma sustentável. A idéia é capacitar os produtores, oferecer-lhes ferramentas e facilitar cursos para que o processo seja “ganhar-ganhar” para todos”.
O Mapa irá gerir e monitorizar o projeto, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) atuará como agente financeiro e o KfW será a agência financiadora.
Para o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witshel, a iniciativa “irá melhorar a posição dos produtos brasileiros nos mercados internacionais”, afirmou.