O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê para hoje a ocorrência de calor intenso, caracterizado por temperaturas que variam entre 37 e 40 graus celsius nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane.
Face à situação, o INAM alerta sobre o possível agravamento de doenças crónicas devido às altas temperaturas, risco de saúde para as crianças e adultos, desidratação e desenvolvimento de doenças cardiovasculares, daí que as pessoas não se podem expor ao sol e devem beber muita água.
Um comunicado de imprensa enviado ao “Notícias” indica que na província de Maputo os distritos mais afectados serão Matutuíne, Boane, Namaacha, Marracuene, Moamba, Magude, Manhiça e cidades de Maputo e Matola.
Em Gaza, o calor vai-se abater sobre os distritos de Chicualacuala, Chigubo, Mabalane, Chibuto, Massingir, Limpopo, Chonguene, Massangena, Mapai, Guijá, Mandlakazi, Bilene e cidades de Chókwè e Xai-Xai.
O documento refere ainda que em Inhambane o calor vai incidir com maior intensidade sobre Inharrime, Jangamo, Homoíne, Panda, Funhalouro e Mabote.