Banco Mundial aprova 130 milhões de dólares americanos a moçambique em doações da janela de resposta a crises da associação internacional de desenvolvimento (idai), em apoio ao projecto governamental de recuperação de emergência e resiliência aos efeitos devastadores dos ciclones idai e kenneth, no país.
Segundo o Banco Mundial está prevista uma contribuição complementar de 60 milhões a ser disponibilizada pela holanda.Em curso igualmente a discussão sobre co-financiamento da Alemanha para Moçambique.
Em comunicado enviado a redacção da TVM, o Banco Mundial, refere que os fundos serão aplicados em acções de recuperação de infraestruturas públicas e privadas, restabelecimento de meios de subsistência e fortalecimento da resiliência climática nas áreas afectadas pelos ciclones idai e kenneth.
O Director do Banco Mundial para Moçambique, Madagáscar, Maurícias, Seicheles e Comores, após a aprovação da doação, disse e, passamos a citar: “mais de 1,7 milhão de pessoas foram afectadas por eventos climáticos extremos, com danos e perdas, o que elevou as necessidades para cerca de usd 3 biliões´´em moçambique..
O Especialista Sénior do Desenvolvimento Urbano no Banco Mundial clarificou e citamos;”grande parte desse financiamento será utilizado na reposição e construção de casas para as comunidades vulneráveis em áreas seleccionadas,bem como na reconstrução de infraestruturas públicas.”