O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) iniciou, ontem, na cidade de Maputo, a capacitação de um grupo de 16 formadores nacionais dos Membros de Mesas de Voto (MMV’s).
Esta é a segunda etapa da formação dos órgãos e agentes eleitorais, em todo o país, para as eleições de 15 de Outubro próximo. A primeira etapa foi a selecção e formação dos facilitadores, com que terão a missão de instruir os candidatos apurados a formadores nacionais, que ontem arrancou.
“Esta formação tem em vista a preparação dos formadores nacionais, que terão a missão de, à posterior, formar os formadores provinciais”, disse o director provincial do STAE da cidade de Maputo, Pascoal Zunguze.
São no total 16 agentes nacionais em formação, cuja duração é de sete dias, período seguido pela preparação dos formadores provinciais que, por sua vez, irão replicar os conhecimentos adquiridos com a formação de Membros de Mesas de Voto (MMV’s).
Zunguze desafiou os formandos nacionais a dedicarem todas as suas energias e todo o seu saber, de modo a darem o seu contributo no processo de formação de órgãos e agentes eleitoras para as eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais.
“Façam este trabalho com dedicação, isenção e transparência pois são os valores perseguidos pelos órgãos eleitorais enquanto representantes destes no vosso trabalho”, disse a fonte.
Na cidade de Maputo, os formadores nacionais estão a buscar ferramentas para atender a 700.906 eleitores, registados durante o recenseamento eleitoral.
Gaza capacita formadores de membros de mesas de voto
O distrito de Chongoene, na província de Gaza, acolhe,desde ontem, e por um período de uma semana, um curso de capacitação de 24 candidatos a formadores nacionais de membros de mesa de voto, no quadro dos preparativos das VI eleições geraisde15 de Outubro próximo,em Moçambique.
Sobre aquele grupo recai a responsabilidade de formar pouco mais de 14000 candidatos a membros de mesas de voto (MMV) que deverão trabalhar em toda a província, fazendo a cobertura de um total de 1845 mesas de assembleiasde voto.
Falando no acto de abertura do curso, Mário Cossane, director provincial do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) de Gaza, apelou para a observância rigorosa de todos os aspectos inerentes à votação.
“Deverão reter os aspectos relevantes,como o direito de votar, onde e como votar, se munirem de conhecimentos sobre a recepção e conferência do material de votação, até ao sensível processo de apuramento de resultados,” disse Cossane, citado pela AIM.
Para o efeito, segundo a fonte, todos os passos devem ser,intrinsecamente observados, para que o processo eleitoral seja,efectivamente,justo, livre e transparente, um anseio,que éde todos os moçambicanos.
Renamo prepara candidatos a membros de mesas de voto
O partido Renamo iniciou ontem, em Quelimane, capital da província da Zambézia, com a verificação e confirmação das listas de candidatos a membros das assembleias de voto (MMV).
A actividade de verificação e confirmação dos 270 candidatos a MMV, ao nível da capital, o segundo maior círculo eleitoral do país, estendeu-se até cerca das 11.00 horas.
A partir dessa altura, perto de duas centenas de membros e simpatizantes do partido liderado por Ossufo Momade começaram a abandonar a sede da formação política, dirigindo-se aos modestos bairros de Samugue, Acordos de Lusaka, 3 de Fevereiro e Sampene “A” à procura de voto, no âmbito da actual campanha em curso.
Há capacitação para votação em Inhambane
O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), na província de Inhambane, iniciou, ontem, a capacitação de 31 formadores nacionais, processo, que se prolongará até dia 17 do mês em curso, com olhos postos nas eleições de 15 de Outubro próximo .
Deste grupo, serão apurados 28 para capacitarem cerca de 245 formadores provinciais, onde serão apurados 204 que, por sua vez, vão garantir a formação dos Membros de Mesa de Votos (MMV) em todos distritos da província.
A chefe de departamento de formação de educação cívica no STAE provincial, Madalena Rafael, disse à AIM, que os concorrentes a formadores nacionais foram seleccionados mediante concurso público.
“Nós lançamos concurso público, que durou cerca de 30 dias e cada um foi se candidatando. Estão aqui representantes de alguns distritos da província de Inhambane”, disse.
O presidente da Comissão Provincial de Eleições (CPE) de Inhambane, Agostinho Roberto Buque, explicou aos formandos, que a governação descentralizada trará uma nova era de ser e estar dos governantes e, particularmente, da sociedade.
‘É a razão da nossa presença nesta sala, exactamente, para assegurar o cumprimento das Leis através da formação de Membros de Mesa de Voto. É que a Lei determina que cabe ao Secretariado Técnico de Administração Eleitoral organizar as Assembleias de Voto e designar os respectivos membros por cada mesa’, disse Buque, durante a abertura oficial da formação.