Sua santidade Papa Francisco convidou hoje, o povo moçambicano a enveredar pelo perdão mútuo, um caminho para uma boa convivência social.
O apelo do Papa foi feito durante a proclamação da palavra de Deus, na missa por si celebrado, no Estádio Nacional do Zimpeto, um evento que marcou a sua última actividade, de visita de três dias que efectuou ao país.
Na proclamação do evangelho, o papa falava em torno de esperança, paz e reconciliação entre os filhos do pai celestial, na terra.
Citando escritura bíblica, o Papa disse que o ser humano deve amar o seu inimigo, perdoar a qualquer que seja que tenha lhe ofendido, para que viva em paz.
Disse que o filho de Deus deve esquecer as mágoas que tenha sido causado pelo outro, para não reactivar as feridas que sofreu.
Alertou que com a falta de perdão, as mágoas e rancor podem anular todo o processo de esperança, paz e reconciliação.
Aconselhou a não seguir a cultura de chamada “olho por olho e dente por dente”, porque esta teoria, segundo o papa incita violência.
Explicou que a violência provocada por ira tem um preço muito alto e duradouro, que pode afectar famílias, etnias, e gerações.
De referir que a missa papal foi muito concorrida. O Estádio estava completamente cheio da parte interior ao exterior.
Participaram quase todas as confissões religiosas existente no país, provenientes de vários pontos do território nacional e dos países vizinhos, sobretudo a África do Sul.