O Presidente da República, Filipe Nyusi, encontra-se neste momento na Assembleia da República a apresentar o seu informe sobre Geral da Nação, o último neste ciclo de governação.
Nyusi fala do balanço de 2015/2019, com realçou o estabelecimento da paz, unidade nacional e estabilidade política e económica, o processo de desarmamento, desmilitarização e reintegração dos guerrilheiros da Renamo, bem como o início do registo deste grupo armado.
Na apresentação, Nyusi falou da Justiça, gestão da terra, agricultura, transportes e comunicações, distribuição de água, construção de estradas, entre outros.
A Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, antes do início desta sessão, considera solene, disse que estão criadas todas as condições legais para a apresentação do informe, com a presença de 206 deputados, ministros, diplomatas, representantes de confissões religiosas, entre outros convidados.
Está presente ainda o edil, Eneas Comiche, e a governadora da cidade de Maputo, Iolanda Cintura.
Macamo disse, que espera ouvir no informe do Chefe de Estado, o resumo dos cinco anos do mandato do Presidente, no seu último Informe sobre o Estado Geral da Nação, a partir do Parlamento, neste ciclo de governação.
“Este é o último informe que o Presidente Nyusi vai apresentar no parlamento, neste mandato”, disse Macamo.
Não deu comentários sobre o informe, alegando ainda não ter tido acesso do mesmo.
Sobre as expectativas das outras bancadas, Verónica Macamo disse que no exercício da democracia, existe a liberdade de pensar, livremente, sobre o que desejam ouvir neste informe anual do Presidente da República.