Na entrada para a 6.ª e derradeira jornada da competição, fique com as contas que importam.
Esta quinta-feira tudo vai ficar decidido na fase de grupos da Liga Europa. Apenas quatro dos 12 grupos da competição estão fechados, ou seja, há ainda muita vaga por preencher. Venha connosco nesta viagem a cada grupo, mas… traga a calculadora.
Grupo A
Os lugares para os 16avos estão ocupados. Bayer Leverkusen e FC Zurique já asseguraram a passagem à próxima fase, mas falta definir o 1.º lugar do grupo. Os alemães dependem de si próprios e uma vitória diante do AEK Larnaca garante a liderança deste grupo A.
1.º – Bayer Leverkusen – 10 pontos
2.º – FC Zurique – 9
3.º – AEK Larnaca – 5
4.º – Ludogorets – 3
Grupo B
O Red Bull Salzburgo é a única equipa que entra para esta última jornada a saber o seu destino. Os austríacos já garantiram o 1.º lugar do grupo, após um percurso imaculado – 5 jogos, 5 vitórias. O Celtic precisa apenas de um ponto para se apurar para os 16avos, enquanto o Leipzig espera uma ‘escorregadela’ dos escoceses.
1.º – Red Bull Salzburgo – 15 pontos
2.º – Celtic – 9
3.º – Leipzig – 6
4.º – Rosenborg – 0
Grupo C
Só o Zenit já tem passagem assegurada e a liderança do grupo definida. Quanto à outra vaga, Slavia de Praga, Copenhaga e Bórdeus vão tentar de tudo para carimbar o passaporte para os 16avos-de-final. Os checos partem em vantagem, por estarem no 2.º lugar com mais dois pontos, mas vão defrontar o líder Zenit nesta derradeira jornada. No entanto, só dependem de si mesmos… Já o Copenhaga precisa de vencer o Bordéus e esperar que o Slavia saia derrotado do seu duelo. Quanto ao Bordéus necessita também de vencer o Copenhaga e esperar que os checos sejam vencidos pelo Zenit.
1.º – Zenit – 11 pontos
2.º Slavia de Praga – 7
3.º – Copenhaga – 5
4.º – Bordéus – 4
Grupo D
Tudo fechado neste grupo. O Dínamo Zagreb já assegurou a liderança e a passagem, enquanto o Fenerbahçe ficou com a outra vaga. Spartak Trnava e Andelercht estão já eliminados. Esta 6.ª jornada serve, como se diz na gíria, para cumprir calendário.
1.º – Dínamo Zagreb – 13 pontos
2.º – Fenerbahçe – 8
3.º – Spartak Trnava – 4
4.º – Anderlecht – 2
Grupo E
No grupo do Sporting também não há contas a fazer. O Arsenal é dono e senhor do 1.º lugar e o Sporting ficou com o 2.º lugar. O Vorskla Poltava e o Qarabag já disseram adeus à Liga Europa.
1.º – Arsenal – 13 pontos
2.º – Sporting – 10
3.º – Vorskla – 3
4.º – Qarabag – 3
Grupo F
O Real Betis precisa de vencer o Dudelange para assegurar o 1.º lugar deste grupo. Entretanto, na luta pela vaga disponível para os 16avos, Milan e Olympiacos vão jogar entre si para decidir quem passa à próxima fase. E aqui os italianos tem a tarefa mais facilitada. Mesmo perdendo podem ter hipóteses de seguir em frente, caso sejam derrotados pela margem de um golo. Isto porque os gregos necessitam de vencer, pelo menos por 2-0, para seguir em frente na competição.
1.º – Real Betis – 11 pontos
2.º – AC Milan – 10
3. º – Olympiacos – 7
4.º – Dudelange – 0
Grupo G
Este é um dos grupos mais disputados da Liga Europa. Todas as vagas estão em aberto e uma vitória coloca qualquer uma das equipas – Villarreal, Rapid Viena, Rangers e Spartak de Moscovo – nos 16avos-de-final. Os espanhóis partem para esta 6.ª jornada na liderança do grupo e recebem o Spartak em Espanha. Quanto ao Rangers desloca-se a Viena para defrontar o Rapid.
1.º – Villarreal – 7 pontos
2.º – Rapid Viena – 7
3.º – Rangers – 6
4.º – Spartak Moscovo- 5
Grupo H
Vagas ocupadas e liderança definida. Esta 6.º jornada pouco ou nada mudará, uma vez que o Eintracht Frankfurt vai para os 16avos-de-final no 1.º lugar e a Lazio no 2.º. Apollon Limassol e Marselha vão aproveitar este encontro para se despedir da Liga Europa esta época.
1.º – Eintracht Frankfurt – 15 pontos
2.º – Lazio – 9
3.º – Apollon Limassol – 4
4.º – Marselha – 1
Grupo I
As duas vagas ainda estão em aberto. No entanto, o Genk tem a tarefa mais fácil, uma vez que está no 1.º lugar do grupo com 8 pontos. Os belgas necessitam apenas de um empate frente ao Sarpsborg para seguir em frente. No entanto, em caso de derrota, são os norugueses que ficam com hipótese de passarem em frente. Ainda que precisem de uma ‘ajuda’ do Mälmo, que é o mesmo que dizer de uma vitória dos suecos sobre o Besiktas. No outro jogo do grupo, precisamente o Mälmo e o Besiktas, suecos e turcos precisam dos três pontos para transitar para os 16avos-de-final da Liga Europa.
1.º – Genk – 8 pontos
2.º – Besiktas – 7
3.º – Mälmo – 6
4.º – Sarsporbg – 5
Grupo J
Todas as atenções vão estar no jogo entre o Sevilla-Krasnodar. Este jogo é decisivo para as contas do grupo. Em caso de vitória dos espanhóis e, caso o Standard Liège também ganhe o seu jogo frente ao Akhisar, estas três equipas ficam com 12 pontos e o desempate não vai ser fácil. Nesse cenário, belgas e russos estarão empatados no confronto direto e os golos vão assumir-se como critério de desempate. Depois, claro, tudo depende do resultado da partida entre o Sevilha e o Krasnodar.
É ainda importante dizer que o Krasnodar só necessita de um empate para carimbar o passaporte para a próxima fase. Já o Sevilla nem precisa de sintonizar o rádio caso vença. Os espanhóis só dependem de si, ao contrário do Standard de Liège, que além de precisar de vencer, precisa principalmente de uma escorregadela do clube espanhol.
1.º – Krasnodar – 12 pontos
2.º – Sevilla – 9
3.º – Standard Liège – 9
4.º – Akhisar – 0
Grupo K
Aqui, contas mais fáceis. O Dínamo Kiev já está nos 16avos-de-final e com o 1.º lugar do grupo assegurado. Quanto à outra vaga disponível, Astana e Rennes vão discuti-la entre si. Contudo, os cazaques necessitam apenas de um empate, enquanto os franceses têm que lutar pela vitória se quiserem seguir em frente na competição.
1.º – Dínamo Kiev – 11 pontos
2.º – Astana – 8
3.º – Rennes – 6
4.º – Jablonec – 2
Grupo L
O Chelsea vai apenas cumprir calendário nesta 6.ª jornada, uma vez que as suas cinco vitórias em cinco jogos carimbaram não só o apuramento, como o 1.º lugar. Quanto à vaga vai estar disponível para as outras três equipas do grupo. E vamos por partes. O BATE Borisov apura-se se vencer, mas poderá também seguir para os 16avos com um empate, caso o MOL Vidi seja derrotado pelo Chelsea.
Já o PAOK necessita de vencer e esperar que o MOL Vidi não pontue diante do Chelsea. Quanto aos húngaros têm de levar de vencida os ingleses e esperar que o BATE empate ou perca a partida.
1.º – Chelsea – 15 pontos
2.º – BATE Borisov – 6 pontos
3.º – MOL Vidi – 6
4.º – PAOK – 3