O prazer de correr. Sabe o que é que a corrida faz ao seu cérebro?

Partilhe

naom_5b7fee7aa55fe.jpg

Sim, o exercício cria uma sensação de prazer que especialistas equiparam à sensação de se estar sob o efeito de droga

Exercícios aeróbicos têm a capacidade de formar novas células cerebrais, o que resulta num cérebro mais jovem e saudável. De forma muito simples, explica-se que o cérebro conta com incontáveis neurónios. A neurogénese é o processo de criação de novos neurónios, que estão em constante renovação, processo este que é estimula por exercícios como a corrida.

O estimulo parece ser tanto maior quando mais demorado for o treino, ou seja, uma corrida longa será, a nível da neurogénese, mais proveitosa para o cérebro do que uma aula de cross fit, que é mais intensa mas mais curta.

Tal não é propriamente novidade, principalmente para quem a corrida faz parte do seu dia a dia, mas vale a pena explicar o conceito, para que se evitem más interpretações à semelhança apontada entre a prazerosa sensação pós corrida e estado sob o efeito de drogas.

Como descreve o Medical Daily, “após uma hora ou duas de exercício aeróbico, sentimo-nos eufóricos no momento imediatamente seguinte. Os problemas desaparecem assim como qualquer dor. O efeito é, infelizmente, temporário”. Tal sensação explica-se pela natural produção de opioides, composto químico com efeitos semelhantes ao opio, que afetam a parte do cérebro responsável ao processamento emocional.

Embora esta sensação de euforia nem sempre se associe a algo bom – como aquando da toma de drogas ou álcool -, com a corrida está livre de perigo, já que significa apenas que o seu cérebro está a crescer de forma saudável.


Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado