O arroz é um alimento versátil e que completa qualquer refeição. E a versão integral deste grão só traz vantagens adicionais para a saúde, mas será que o sabe cozinhar?
O arroz integral consegue preservar mais nutrientes e ainda auxilia no processo do emagrecimento. Todavia, há quem diga que cozinhar este tipo de arroz é mais difícil e que nem sempre fica na textura desejada.
Se é uma dessas pessoas, então aprenda a preparar um arroz integral solto e macio. Basta seguir estas dicas.
Dica 1: deixe o arroz de molho
Deixe-o de molho entre seis a oito horas antes do preparar. Este método permite que as enzimas, os lactobacilos e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Um mínimo de seis horas de molho em água morna e meio ácido (conseguido com soro de iogurte ou gotas de limão) é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos.
A simples prática de deixar o arroz de molho por um período de tempo significativo antes de os consumir irá aumentar enormemente os seus benefícios nutricionais, predispondo à produção de inúmeras enzimas benéficas. A ação dessas enzimas também aumenta, por sua vez, as quantidades de vitaminas disponíveis no preparado final, especialmente do complexo B.
Dica 2: diga não aos refogados
Ao contrário do arroz branco, o arroz integral não deve ser refogado. Esse procedimento serve para selar os grãos. Ou seja, evitar que o amido saia e o arroz se assemelhe a uma papa. Mas como o integral ainda possui a película protetora, tal não é necessário, pelo contrário, o refogado faz com que não cozinhe de todo.
Dica 3: o arroz por último
Fazer arroz integral, é muito simples, acredite! Refogue a cebola e o alho normalmente, e acrescente a água com temperos (ervas e sal) – o arroz só entra depois.
O arroz deverá cozinhar durante 25 minutos – delicie-se e beneficie deste alimento.