Moçambique quer dessalinizar a água do mar a médio e longo prazo como solução para renovação dos recursos hídricos que tendem a escassear nos últimos tempos.
Nos últimos dez anos, o país investiu cerca de um milhão e quinhentos mil dólares norte-americanos para a redução dos níveis de privação de água e garantir o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.
Com o advento das alterações climáticas, do crescimento demográfico, da industrialização do país, da massificação da agricultura e da contaminação dos lençóis freáticos, o país já regista escassez e sinais de esgotamento da água.
Moçambique almeja alcançar as metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. Para o alcance do desiderato, as projecções apontam para a necessidade de investimentos anuais.
As percentagens na cobertura do acesso à água pelas populações indicam para 55%, dos quais, 43% no meio rural, e 77,6% na zona urbana.
Oitenta e sete sistemas de abastecimentos de água foram construídos no meio rural, das três mil planificadas o ano passado.