Talvez saiba que precisa de um novo diagnóstico à sua visão, mas adia, por achar que não é importante.
Vai regularmente ao oftalmologista e usa óculos de sol quando está em ambiente de muito sol: ótimo. Mas não é suficiente para garantir todos os cuidados que os seus olhos carecem.
Esta é uma parte bastante sensível do corpo humano e que nem sempre é levada a sério, seja ao dormir com maquilhagem (embora saiba que não o deva fazer) como o hábito inconsciente de esfregar os olhos com demasiada força.
O Self aponta os erros mais comum, segundo oftalmologistas. Como seria de esperar, o dormir com maquilhagem é um destes erros, mas tirar mal a maquilhagem é tão prejudicial como não o fazer. Nunca termine a tarefa sem ter a total certeza de que retirou a maquilhagem por completo, principalmente a máscara de pestanas.
Não tirar as lentes de contato também não é aconselhado. O olho precisa de descanso e o uso contínuo de lentes pode levar a irritação ou mesmo inflamação. Quando as retirar, garanta que tem as mãos limpas e que guarda convenientemente as lentes em líquido próprio.
Outro erro, mas que muitos apontam como inevitável, é o stress ocular que advém do constante tempo em frente aos ecrãs. Se o seu trabalho assim o obriga, garanta que faz pausas frequentes, para descansar a vista. À noite, opte pela luz do ecrã mais amarelada, por ser menos agressiva.
Pelo stress ou cansaço, pode acontecer criar o hábito de esfregar a vista com frequência. Deve-o evitar ao máximo já que as mãos são a parte do corpo mais exposta a bactérias (que não quer transportar para os olhos), além disso, o hábito pode tornar o olho mais sensível à luz ou outras agressões externas.