Uma visita diária a uma sauna pode reduzir o risco de enfarte, dizem os cientistas.
Suar numa sauna não é apenas relaxante, pode também ter outros benefícios para a saúde de acordo com um novo estudo.
Um grupo de investigadores britânicos apurou que quem transpira naquele lugar, entre quatro a sete vezes por semana, está menos propenso, em cerca de 60%, a sofrer de um enfarte, comparativamente a quem não o faz ou o faz apenas durante uma vez por semana.
Os cientistas seguiram um grupo de 1,628 voluntários durante 15 anos. A idade média dos participantes era de 63 anos e à partida não tinham um historial familiar de doenças cardíacas.
Os níveis de colesterol, a pressão arterial e outros fatores que poderiam afetar o risco de enfarte também foram tidos em conta no inicio do estudo.
Durante a pesquisa, 155 dos participantes sofreram de um enfarte. Mas a taxa foi ainda mais alta entre aqueles que só frequentavam a sauna durante uma vez por semana e mais reduzida entre os participantes que frequentavam aquele lugar até sete vezes no mesmo período de tempo.
O estudo foi realizado na Finlândia, país de onde as saunas são originárias e onde quase todas as habitações têm a sua.
O autor do projeto, o professor Setor Kunutsor da Universidade de Bristol, no Reino Unido, disse que a descoberta é “entusiasmante”.
E acrescentou: “É uma atividade que as pessoas geralmente adotam para relaxar e por prazer, mas que tem outras vantagens para o organismo, nomeadamente para a saúde cardíaca”.