Morreu o último urso polar tropical do mundo

Partilhe

 Morreu o último urso polar tropical do mundo

Tinha 27 anos e morreu vítima de doenças relacionadas com a idade.

O único urso polar nascido nos trópicos morreu, em Singapura, vítima de doenças relacionadas com a idade.

A notícia foi dada pelo próprio zoo de Singapura através de um comunicado difundido na rede social Facebook. “Apesar dos melhores esforços da sua equipa , a condição de Inuka piorou e tomámos a difícil, mas necessária, decisão de não o reanimar”, lê-se.

Inuka nasceu no zoo, a 26 de dezembro de 1990, e lá viveu até aos 27 anos, superando em dois anos a expetativa média de vida de ursos em cativeiro.

A presença de ursos polares no zoo de Singapura foi, desde sempre, alvo de controvérsia entre ambientalistas e ativistas dos direitos dos animais. E facilmente se percebe porquê: o clima de Singapura está longe de ser o clima do habitat natural de um urso polar, uma espécie nativa do ártico.

Contudo, Inuka, o quarto urso polar a nascer no zoo de Singapura, viveu num espaço com o clima controlado, para que o ambiente fosse o mais parecido com o que seria o seu habitat.

Ambientalistas e ativistas dos direitos dos animais iniciaram, ainda em 1978, uma campanha contra a presença de ursos polares neste jardim zoológico, tendo, em 2006, sido anunciado pelo parque, após várias discussões sobre o bem-estar animal, que o parque não teria mais ursos polares depois de Inuka, recorda a BBC.


Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado