O Reino da Suazilândia passa a denominar-se ESwatini ou seja a terra dos suázis.
O anúncio da mudança do nome do país, foi feito esta quinta-feira em Manzini pelo Rei Mswati terceiro durante as celebrações do quinquagésimo aniversário da independência nacional.
A cidade económica, Manzini, foi esta quinta-feira palco da celebração dos cinquenta anos da independência do Reino de ESwatini, nova denominação de Suazilândia.
Foi na mesma cerimónia que o Rei Mswati terceiro o ultimo monarca absoluto de África, que governo o país desde 1986, anunciou para o seu reinado e ao mundo, a mudança do nome do país, que passara a se chamar ESwatini.
ESwatini, que significa a terra dos suazis, já vinha sendo referido pelo rei Mswati nos últimos anos em diversos eventos da Comunidade Internacional com destaque para a recente Assembleia Geral da ONU em 2017.
O rei afirma ter concretizado um sonho, que desejava que seu país possuísse um nome com o qual se identificasse, uma vez que o antigo nome causava com frequência confusões, os suazis eram confundidos com suíços, sobretudo quando o rei se deslocava para o exterior.
Segundo as agências noticiosas internacionais, a alteração do nome foi surpreendente e como seria de esperar, o novo nome já esta a gerar alguma indignação perante os populares, alguns dos quais tencionam organizar protestos para estabelecer uma democracia no país.
Rei Mswati muda o nome do país: Suazilândia passa oficialmente a chamar-se eSwatini
[iframe width=”880″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/hxCABFCPc2A” frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen ]