O Banco de Moçambique reduziu a principal taxa directora do país;
Pela segunda vez, este ano, a taxa MIMO, o juro do Mercado Monetário Interbancário de Moçambique, caiu para dezasseis, virgula, cinco por cento, uma redução em cento e cinquenta pontos, base.
Em decisão de política monetária, o banco central anunciou ainda a estabilização das taxas no mercado cambial, depois da pressão registada no mês passado.
Junto com a Taxa MIMO baixou também a taxa de juro da facilidade permanente de cedência em cem pontos-base para dezoito por cento, mantendo-se inalterados os juros da facilidade permanente de depósitos nos doze, virgula por cento. As reservas obrigatórias em moeda nacional e estrangeira também se mantêm inalteradas.
O mercado cambial, que nas últimas semanas esteve sob pressão, estabilizou. O dólar está agora cotado a sessenta meticais e noventa e oito centavos, dois meticais abaixo do pico registado em Março. O rand está cotado a cinco meticais e trinta centavos, vinte e cinco centavos abaixo do pico.
As próximas decisões de política monetária deverão ser anunciadas a 20 de Junho próximo se não houver alterações de vulto nos indicadores económicos e financeiros no mercado.