Sir Tim Berners-Lee considera que a polémica em torno da rede social e da Cambridge Analytica é um “momento sério para o futuro da Web”.
A polémica que envolve o Facebook e a Cambridge Analytica tem sido um tema recorrente ao longo dos últimos dias, merecendo reações de praticamente todos os quadrantes da sociedade. Chegou portanto a vez de Sir Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web, tecer considerações sobre o caso.
“Este é um momento sério para o futuro da Web. Mas quero que continuemos com esperança. Os problemas que vemos hoje são ‘bugs’ no sistema. Os ‘bugs’ podem causar danos, mas os ‘bugs’ são criados pelas pessoas e podem ser corrigidos pelas pessoas”, comentou Berners-Lee de acordo com o Mirror.
Ainda que se mantenha com esperança, o ‘Pai da Web’ deixou ainda assim algumas diretrizes que deveriam ser seguidas pelos internautas. Entre elas está a recomendações que os dados confiados pelos internautas para um determinado propósito apenas devem ser usados para esse mesmo propósito, à exceção e objetivos de investigação.
“A minha mensagem para os internautas é a seguinte: Eu posso ter inventado a Web mas vocês fazem dela o que ela é. Cabe-nos a todos construir uma Web que seja o reflexo das nossas esperanças e cumpra os nossos sonhos mais do que amplificar os nossos medos e aprofunde as nossas divisões”, afirmou Berners-Lee.