A Empresa Electricidade de Moçambique já tem dinheiro para custear as despesas de preparação de treze projectos de geração, transmissão e distribuição de energia eléctrica, no país.
O Reino da Suécia disponibiliza à título de donativo Seis milhões de dólares americanos, o equivalente à Trezentos e Setenta e Dois milhões de meticais.
O dinheiro será aplicado também na execução de estudos de viabilidade, impacto ambiental e social em projectos inscritos no Master Plan´´ da EDM a ser implementado até 2042.
É intenção da EDM energizar mais regiões e unidades de produção em Moçambique.
Segundo o Presidente do Conselho de Administração da EDM, o apoio financeiro do Reino da Suécia dá capacidade de a empresa pública preparar os projectos das Centrais Hidroeléctricas de Mavúzi Dois e Tsate; na província de Manica; Messalo em Cabo Delgado e Mugeba, na Província da Zambézia.
Em perspectiva igualmente a preparação dos projectos de seis linhas de transmissão, nomeadamente Nampula-Angoche à 110 KV,Chimuara-Dondo à 400 KV, Maputo-Salamanga também à 400 KV,Ressano-Garcia-Beluluane à 275 KV, Macia-Chongoene-Chibuto igualmente à 275 KV e a linha Metoro-Montepuez à 220 KV.
O pacote de financiamento para a elaboração de estudos de viabilidade, impacto ambiental e social suiportado pela Suêcia contempla os projectos de electrificação dos postos administrativos em Moçambique,reabilitação e expansão das redes de distribuição de Xai-Xai e Nampula.
Acrescenta Mateus Magala com os projectos devidamente elaborados a EDM estará em melhores condições de convencer, sensibilizar os investidores ou financiadores a entrarem no negócio no país.
Os Trezentos e Setenta e Dois milhões de meticais a serem disponibilizados pelo Reino da Suêcia enquandram-se no acordo de cooperação entre os governos de Moçambique e da Suêcia.
O dinheiro é atribuído à título de donativo.