Foi encontrada a cura para a cegueira

Partilhe

naom_5ab0da5de0e0a.jpg

Os resultados foram mais positivos do que se esperava, tendo garantido sucesso nos dois indivíduos em que se testou o método.

Falamos do tipo de cegueira mais comum, e a sua cura pode ser um tratamento igualmente comum (como o tratamento de cataratas) dentro de um curto período de cinco anos.

O tratamento passa pela aplicação de um ‘remendo’ na parte detrás do olho, sobre a zona afetada, que permite recuperar grande parte da visão, permitindo que o indivíduo volte a ler, lê-se no The Guardian – um resultado que os investigadores não esperavam ser tão positivo.

A perda de visão em causa refere-se à degeneração da visão que advém da idade e foi tratada em dois adultos: um homem com cerca de 80 anos, e uma mulher na casa dos 60 – ambos tinham cegueira quase total, que não lhes permitia sequer reconhecer rostos. Após a operação, a mulher, que lia uma palavra por minuto, consegue agora ler uma média de oitenta palavras por minuto e o homem, cinquenta.

No caso dos pacientes tratados, a cegueira era do tipo húmida – o mais severo e menos comum dos dois casos. No caso da degeneração de visão do tipo seca, por ser mais leve, acredita-se que o mesmo tratamento agora testado seja igualmente eficaz.

Apesar do sucesso, os especialistas pretendem realizar a operação em mais um indivíduo, que se encontre no mesmo estado avançado que os dois outros, para garantir a eficácia e segurança do processo, mas as perspetivas são, desde logo, positivas, sendo que já se aponta a possibilidade de este ser um procedimento frequente – e barato – no tratamento do problema.

Também em Portugal, a degenerescência macular ligada à idade é uma das principais causas para a cegueira. Embora não se possa apontar um dado concreto, estima-se que em 2011 o número de portugueses com dificuldades de visão fosse de cerca de 900 mil cidadão, aponta a ACAPO.


Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado