Presidente da República desafia produtores de cimento a equiparem-se para explorar o potencial que Moçambique oferece em termos matéria-prima e daí reduzirem as importações dos inertes utilizados no processo.
Filipe Nyusi momentos depois de inaugurar a fábrica Limak Cimentos na Matola, província de Maputo, uma unidade que vai produzir cerca de setecentas mil toneladas de cimento por ano.
Implantada na zona industrial da Matola numa área de oito hectares a Limak Cimentos é um investimento de capitais turcos estimado em cerca de cinquenta milhões de dólares americanos.
O empreendimento vai empregar mais de cento e quarenta trabalhadores dos quais mais noventa por cento são moçambicanos.
O Chefe de Estado disse esperar que a entrada em funcionamento desta nova unidade fabril contribua para o aumento da disponibilidade do cimento e garanta a estabilização do preço deste material de construção no mercado nacional.
A Embaixadora da República da Turquia em Moçambique deu garantias ao governo moçambicano sobre a segurança e credibilidade deste investimento.
O Governador da província de Maputo convidou o grupo Limak Holding a expandir a sua rede de empresas nesta parcela do país.