Cerca de cento e trinta mil pessoas estão afectadas, em todo o país, pelas Calamidades Naturais, caracterizadas por chuvas intensas, que já causaram inundações urbanas, destruição de várias infra-estruturas, sociais e económicas.
O Conselho de Ministros debruçou-se, sobre a situação, esta terça-feira, numa sessão em que recebeu informação sobre a tragédia de Hulene, tendo recomendado o Município de Maputo para agilizar a transferência das populações ao redor, bem como o processo do encerramento da lixeira.
Face a situação estacionária da barragem dos Pequenos Libombos, o Governo está a accionar medidas alternativas, para assegurar o abastecimento de água às cidades de Maputo, Matola e Vila de Boane.
Ainda na quinta sessão ordinária, o executivo aprovou o decreto que cria o Instituto Nacional de Desenvolvimento e Gestão de Infra-estruturas Pesqueiras, INFRAPESCA.
Aprovou ainda, o decreto que cria o Instituto Nacional de Apoio aos Refugiados, subordinado ao Ministério do Interior, o decreto que aprova o Regulamento de Bolsas de Estudo, para funcionários do Estado.