Pelo seu parceiro e por si próprio, que é acordado a meio da noite toda a vez que começa a ressonar.
Use um neti pot – este simples aparelho vai ajudar a limpar as narinas e toda a passagem nasal. Só não se esqueça de passar por água a ferver antes o o utilizar pela primeira vez, para evitar a transmissão de bactérias.
Não é, na maioria dos casos, caso para alarme. O roncar durante o sono resulta da vibração das cordas vocais, que acontece quando os músculos da garganta estão relaxados, explica Maria Suurna, otorrinolaringologista ao Renifery29.
Nada de grave portanto, não fosse o facto de quem partilha cama consigo não conseguir dormir com o barulho e o acordar todas as vezes que o episódio se repete. Não é agradável, mas há formas de o evitar, até porque, a par da posição em que dorme, o ato de ressonar pode advir de outros motivos facilmente contornáveis ou, pelo menos, justificáveis, como o facto de estar sob medicação (que contribui para um maior relaxamento dos músculos)
O problema surge quando acorda a meio da noite a sentir-se exausto ou mesmo sufocado, ou sente enxaquecas de manhã. Conta o Refinery29, tais casos podem ser sinais de apneia do sono, em que se deixa de respirar por um momento, o que o faz acordar, e adormecer imediatamente a seguir. Na manhã seguinte, não se lembra do episódio de apneia.
Quando não é tratado, este problema pode trazer consequências como risco a nível cardiovascular e alterações na pressão arterial. Contudo, como o paciente não se lembra dos episódios ocorridos, dificilmente se identifica o problema, e mesmo quando chega a hora de o tratar, a análise tem de ser feita durante o episódio – uma limitação, já que os casos de apneia do sono são esporádicos.
Felizmente para a maioria das pessoas esse problema não se aplica, e o ressonar é um problema que pode acabar com umas simples mudanças lá em casa. Veja a fotogaleria e confira as dicas partilhadas no site.