HCM lança alerta: Escasseia sangue no stock da maior unidade sanitária do país

Partilhe

awrwaywagwgareashreh.jpg

Há fraca doação voluntária de sangue para abastecer a maior unidade sanitária do país.
Os gestores do Hospital Central de Maputo alertam que se a situação permanecer pode haver ruptura de sotks de sangue para responder a demanda durante a quadra festiva.

Em média são recolhidas diariamente dozeunidades de sangue antes dos doentes serem transferidos para as respectivas enfermarias.
Com a aproximação da quadra festiva e início da época chuvosa, os gestores desta unidade receiam que a capacidade de resposta seja insuficiente, porque as doações voluntarias de sangue recolhidasnesta unidadetêm estado a diminuir consideravelmente.
O Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo tem uma capacidade instalada para armazenar até mil e quinhentas unidades de sangue. Neste momento o stock de sangue não ultrapassa as trezentas unidades.

Dependendo da situação, uma unidade de sangue pode assistir até duas crianças menores de cinco anos.Mas um adulto pode precisar, de uma só vez, de cerca de sete unidades.
Para os gestores do Hospital é difícil prever a quantidade de sangue necessária para responder a demanda durante a quadra festiva. Mas o histórico mostra que durante este período o número de pedidos de sangue duplica para cerca duzentas unidades por dia.


Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado