Manuel Chang partiu esta manhã para os Estados Unidos da América.
A TVM soube de uma fonte dos advogados que Chang foi levado pelo FBI, uma unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, num avião especial, depois de quatro anos e meio detido numa prisão na África do Sul.
A extradição de Manuel Chang para os Estados Unidos foi comunicada às partes pelas autoridades sul-africanas no mês passado.
Manuel Chang, de 63 anos, foi detido em de 2018 no Aeroporto Internacional Oliver Tambo, em Joanesburgo, quando estava a caminho de Dubai, com base num mandado de captura internacional emitido pelos Estados Unidos em 27 de Dezembro, pelo seu presumível envolvimento no processo das chamadas dívidas ocultas.
Nos últimos quatro anos, o ex-governante moçambicano, que é tido como a “chave” no escândalo das dívidas não declaradas, enfrentou na África do Sul, sem julgamento, dois pedidos concorrenciais dos Estados Unidos e de Moçambique para a sua extradição do país.
Em Maio deste ano, o Tribunal Constitucional da África do Sul indeferiu, pela segunda vez em doze meses, um último recurso da Procuradoria-Geral de Moçambique contra a extradição do ex-ministro Manuel Chang para os EUA.