Aumenta procura de serviços de otorrinolaringologia do HCM

Partilhe

e54684iw3845e54ueu654eu654u6.jpg

As infecções das vias respiratórias altas são a maior causa de procura dos serviços de otorrinolaringologia no país.
Neste grupo de infecções estão as renites alérgicas das quais a sinusite e as chamadas amigdalites, razão que leva a que mais de duas mil crianças sejam operadas anualmente no país.
Otorrinolaringologia.
Um nome longo e as vezes difícil de pronunciar mas que designa um sector muito sensível da medicina.
O nariz, o ouvido e a garganta são a razão de ser da Otorrinolaringologia, uma área ligada a uma função vital do ser humano que é respirar.
Em Moçambique as chamadas doenças das vias respiratórias altas são a maior razão da procura dos serviços de otorrinolaringologia.
Apesar de ocorrerem com muita frequência, estas doenças são preveníveis.
As laringites papilomatoses são uma das grandes preocupações deste sector da saúde, pelo grande risco de vida que este tipo de doenças representa.
O governo investiu nos últimos anos dezenas de milhões de meticais para melhorar os serviços de rastreio, diagnóstico e tratamento das laringetes papilomatoses ou seja, doenças que afectam a laringe e causadas pelo vírus HPV. As crianças são as maiores vítimas do mal.
A atenção do governo a este sector passou igualmente na transformação do departamento de otorrinolaringologia do Hospital Central de Maputo em Centro Nacional de Referencia, de diagnóstico e tratamento das laringites papilomatoses.
As crianças com infecção pelo HPV registam, ao nascer, dificuldades respiratórias e a medida que crescem, rouquidão na voz. Os sintomas evoluem para situações que podem ser confundidas com asma até chegarem a asfixia que pode levar o paciente à morte. Nalgumas circunstâncias a criança tem de passar a respirar através de um dispositivo colocado na garganta.
O HPV, que provoca as laringites papilomatoses é passado para a criança através da mãe portadora do vírus que não tenha sido tratado. Para evitar os riscos que a doença encerra, o governo introduziu em fase piloto a vacina contra o vírus HPV para evitar que as crianças desenvolvam estas doenças da laringe e no futuro o cancro do colo do útero.

[iframe width=”880″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/gl-Cn9viCAo” frameborder=”0″ allowfullscreen ]

Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado