Subida do preço do milho no Quénia pode penalizar Uru Kenyata nas urnas terça-feira

Partilhe

773x435_333525.jpg

Há 2 dias das eleições presidências, a galopante subida do preço do milho no Quénia poderá desfavorecer o actual presidente Uru Kenyata, para sua reeleição.
Kenyata tinha ganho simpatia dos quenianos quando, em Maio último, estabeleceu um sistema ferroviário tecnologicamente avançado, o maior da África, que liga o maior porto oriental de África, ao aeroporto internacional de Nairobi.
Para Uru Kenyata a equação política já estava feita. Há dois meses das eleições Presidenciais no Quénia, o presidente em exercício, inaugurou o maior sistema ferroviário, considerado dos mais avançados do mundo e o maior da África.
Um empreendimento que liga o maior Porto da África Oriental a Nairobe, no Quénia.
Com esta acção, o presidente em exercício obteve muita popularidade, admiração e simpatia por parte dos quenianos, bem como dos países vizinhos.
Entretanto, quase em simultâneo, outro fenómeno socioeconómico assola o Quénia, o preço do milho, principal alimento da população queniana, extrapola os limites suportáveis.
No pico da crise do milho em Maio, 2 quilos de farinha custavam em Nairobi o dobro do que era no ano passado.
A acompanhar a subida dos preços alimentares, vários incidentes de corrupção praticados por altas individualidades do governo e acusação de favorecimentos ameaçam a reeleição do actual chefe de Estado do Quénia.
Para minimizar o problema, o governo de Nairobi está eliminar os impostos da importação do milho e, em seguida, passou a subsidiar as importações. Ainda assim, esse pacote de medidas não teve impacto nos preços finais, deixando uma larga franja da população sob ameaça de crise alimentar.
Na próxima terça-feira, poderão os eleitores decidir entre o actual Chefe de Estado do Quénia e Rail Odinga, principal candidato, com tendência acentuável de simpatizantes.
Como trunfo da Oposição de Uru Kenyata, questiona maneira recorrente se os eleitores vão preferir um comboio moderno e muita fome.

[iframe width=”880″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/lmYqGcMe-kw” frameborder=”0″ allowfullscreen ]

Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado