O Banco de Moçambique garante reservas internacionais para a importação de produtos e bens no período de 6 meses.
O Banco Central diz igualmente que o Metical apreciou-se face as principais moedas parceiras, nomeadamente o dólar norte-americano e o Rand Sul-africano.
Rogério Zandamela fundamentou que só nos últimos dois meses o Banco Central conseguiu angariar um acumulativo de 100 milhões de doares americanos, o que tira do sufoco as perspectivas de reservas internacionais para importação de produtos e bens nos próximos seis meses.
As perspectivas de médio prazo continuam a apontar para a evolução favorável da inflação, não obstante os riscos de ajustamento dos preços. Os últimos dados sobre a evolução do Produto Interno Bruto indicam um maior dinamismo da actividade económica nos próximos três meses.
No tange a divida pública com o sistema bancário continua a se registar um aumento sendo que actualmente os números passaram de 14 para 17 mil milhões de Meticais.
De acordo com os dados disponibilizados pelo INE o PIB cresceu 2,9 em termos reais nos primeiros 3 meses do presente ano relativamente ao igual período de 2016.
Banco Central garante reservas internacionais para mais de 6 meses
[iframe width=”880″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/-qSKO_gzyFI” frameborder=”0″ allowfullscreen ]