1 de Maio: Baixo salário leva crianças a vender nas ruas para reforçar renda familiar

Partilhe

CRIANCATB.jpg

Os baixos salários auferidos pelos trabalhadores moçambicanos, contra o elevado custo de vida, obrigam ao envolvimento de crianças no negócio informal para aumentar a renda das suas famílias.

Este sentimento foi expresso, hoje, pelo Secretário-Geral da OTM Central-Sindical, Alexandre Munguambe, momentos depois de depositar uma coroa de flores, na Praça dos Heróis Moçambicanos, na cidade de Maputo, por ocasião da celebração do Dia Internacional dos trabalhadores.

 

Munguambe explicou que o reajuste salarial aprovado pelo Conselho de Ministros, que varia de 05 a 12 por cento, não satisfaz as despesas de sexta básica, devido ao alto custo de produtos.

 

A fonte explicou que, com os baixos salários que o Governo tem vindo aprovar anualmente, os trabalhadores não conseguem mandar seus filhos à escola, dar uma assistência médica e medicamentosa.

 

“ É por isso que temos muitas crianças na rua a venderem, na tentativa de reforçar o rendimento da família”- disse.

 

O Secretário acrescentou que, na cidade de Maputo espera-se que desfile perto de 45 mil trabalhadores, a exibirem dísticos com mensagens reivindicativas, relatando o que sentem como trabalhadores nos seus locais de actividade.

 

Informou ainda que a mensagem principal levada para o desfile pelo Sindicato é o apelo ao respeito pelos direitos do trabalhador, do sindicato e direitos laborais, a serem observados pelos empregadores, trabalhadores e a sociedade em geral.

 

O secretário-geral da OTM- Sindical recordou que as cerimónias decorrem em todos os pontos do país, com a excepção da cidade de Pemba, Cabo Delgado, devido às intempéries que assolam a província.


Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado