Estrangeiros perdem DIRE

Partilhe

Emigrantes-.gif

O SERVIÇO Nacional de Migração (SENAMI) está a registar um aumento de casos de perda de DIRE (Documentode Identificação de Residente Estrangeiro) por parte de cidadãos estrangeiros residentes no país.

Na última semana, segundo dados avançados por Cira Fernandes, porta-voz do SENAMI, foram registados 25 casos de perda de DIRE, contra 10 em igual período do ano passado, o que representa uma subida acima de 100 por cento.

De forma geral e durante o I trimestre deste ano, houve um aumento em cerca de 25 por cento do número de autos abertos por cidadãos estrangeiros por perda de documentos, ou seja, 602 processos contra 483 em igual período de 2016.

“Neste contexto, o SENAMI chama a atenção aos cidadãos, em especial aos estrangeiros residentes, para que conservem melhor os seus documentos de viagem e de residência.

Caso se comprove que a perda ou danificação de documentos foi por negligência, aquando do pedido de 2.ª via do documento, é cobrado o dobro da taxa devida para a obtenção do DIRE.

Entretanto, conforme acrescentou, no período em análise, foram interpelados e devolvidos à procedência 508 cidadãos estrangeiros por não possuírem meios de subsistência e não apresentarem clareza quanto ao local de hospedagem.

Nas acções de fiscalização realizadas pelo SENAMI, foram detectadas infracções migratórias, com destaque para a caducidade do DIRE, imigração clandestina, caducidade de visto e falta de comunicação da mudança de domicílio.

As interpelações aconteceram em Cabo Delgado, concretamente nos postos fixos de Muxara, Rio Lúrio e Awasse, nos distritos de Mocímboa da Praia e Montepuez, respectivamente.

Como medidas tomadas, os clandestinos foram devolvidos à proveniência e os restantes foram cobradas multas correspondentes por caducidade do DIRE, visto e mudança de domicílio sem comunicação. A maioria das infracções detectadas pela inspecção foi perpetrada por cidadãos de nacionalidade tanzaniana e malawiana.


Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado