Ministro da Defesa Nacional diz que imigração ilegal pode estar ligada ao terrorismo

Partilhe

imigracao.jpg

O Ministro da Defesa Nacional diz que a imigração ilegal pode estar associada ao terrorismo em Moçambique Segundo Cristóvão Chume, a imigração ilegal ao longo das fronteiras nacionais é mais acentuado no centro e norte do país. O Ministro da Defesa Nacional diz que o país está preocupado em aferir a potencial ligação existente entre a imigração ilegal e os crimes que ocorrem a nível doméstico, em particular o terrorismo. “Temos vindo a ter sinais preocupantes, particularmente na nossa fronteira norte e centro, números que por vezes são assustadores de imigrantes ilegais que entram no nosso país, usando todo o tipo de artimanhas para ter acesso ao nosso território”. 

Cristóvão Chume sublinha que grande parte de imigrantes ilegais é composta por jovens, alguns dos quais oriundos de países sem problemas ou crises políticas e outros nem estão à busca de asilo político. “Mas que vem a Moçambique argumentando que só estão a usar o nosso território como trânsito, o objectivo final é aceder à República da África do Sul. Mas, dado o fenómeno de terrorismo que nós temos em Moçambique, estamos muito rapidamente a notar também que esta imigração ilegal pode também estar ligada ao fenómeno de terrorismo, mas não vou referir aqui os países de proveniência porque continuamos a trabalhar com esses países para que melhor informação nós possamos ter” – explica o Ministro da Defesa Nacional. O terrorismo já matou mais de duas mil pessoas e deslocou cerca de oitocentas mil.

[iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/7isF2wWSG0s” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen ]

Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado